09/03/2011

Dia Internacional da Mulher


Ainda hoje, um dia necessário para lembrar que muitas são as mulheres que não podem ter sua independência, que não têm voz, que não são proprietárias da sua identidade, nem do seu próprio corpo. Para lembrar que há muitas mulheres que não têm direito a ser donas da sua própria vida.

O dia foi criado em homenagem a um grupo de mulheres de Nova Iorque que iniciaram o que viria a ser a luta pela igualdade de direitos. Reclamaram um horário de trabalho de dez horas por dia, na vez das dezasseis horas que trabalhavam como operárias e pelas quais recebiam um terço do salário que os homens auferiam. No dia em que entraram em greve, a 8 de Março de 1857, foram encerradas no interior da fábrica, ao mesmo tempo que deflagrava um incêndio, acabando por morrer queimadas cerca de cento e trinta mulheres.

O Dia Internacional da Mulher foi decidido por outro grupo de mulheres, numa conferência internacional, a título de homenagem.

Para que não esqueçamos, para que todas possamos tomar as nossas decisões, para que possamos trabalhar sem discriminações, para que a sociedade funcione como um todo, com a participação justa de todos os seus membros, celebremos o Dia Internacional da Mulher!