14/01/2010

As sementes da floresta

Encomendadas o ano passado e esperadas com muita ansiedade, finalmente chegaram as sementes que darão forma às biojóias!

As biojóias são feitas de madeiras, sementes, fibras, diversos materiais, todos eles colhidos das plantas, especialmente das plantas da Amazónia, com total respeito pelo meio ambiente. Inicialmente uma arte indígena, tem vindo a desenvolver-se, adaptando-se aos actuais conceitos de design.

Sendo organismos vivos, as sementes antes de serem utilizadas na bijutaria têm de ser devidamente tratadas. O processo consiste na colheita, secagem, separação das sementes e tratamento natural com desinfectante, bactericida e repelente feito à base de essências naturais.

Existem, também, alguns cuidados essenciais para que as biojóias durem muito tempo; não devem ser lavadas, não devem entrar em contacto com produtos químicos, não podem ser guardadas em locais muito quentes, nem muito húmidos. Depois de usadas, devem ser limpas com um pano de algodão antes de serem guardadas.

Num mundo onde o respeito pela Natureza começa a ser gritado, para que não percamos os maiores valores que o planeta tem, usarmos uma biojóia é valorizarmos a identidade cultural dos povos da Floresta Amazónica e um compromisso com a preservação da Natureza e as formas de exploração económicas conscientes e não invasivas.